Texto por: Andrea Terra
Uma Conversa com o Doutor João Normanha
Médico Pós Graduado em Medicina Intensiva, atuando na área dos fitocanabinoides desde 2016. Diretor Médico do Instituto de Medina Orgânica e da Associação CurandoIvo. Membro da International Cannabinoid Research Society e Society of Cannabis Clinicians. Membro da Sociedade Brasileira do Estudo da Cannabis, SBEC
A palavra é sua Doutor:
Geralmente a elevação do colesterol não é um ponto isolado na saúde do indivíduo, na maioria dos casos, vem acompanhada de uma síndrome metabólica aonde estão presentes a hipertensão arterial e a diabetes mellitus que cursam com a obesidade.
Então a visão precisa ser integrativa não basta tratar apenas o colesterol, é preciso aliar diversas técnicas, hábitos e terapias no intuito de reverter o processo inflamatório e reduzir o impacto que essa síndrome, comum nos dias de hoje, vem acometendo boa parte da população.
Me conta mais sobre as práticas integrativas que auxiliam na diminuição do colesterol.
Dentre essas práticas podemos citar a terapia nutricional, atividade física controlada, naturologia, práticas mente-corpo, mudança de hábitos nocivos e em alguns casos, sim a introdução dos fitocanabinoides e de nutrição endocanabinoide.
Nada mais prudente que olharmos para as prateleiras das casas de grande parte da população, com o acesso facilitado à produtos alimentícios, dificuldade no acesso aos alimentos orgânicos, falta de conhecimento a respeito do verdadeiro “rótulo” dos alimentos, falta de atividade física, excesso de estresse, aumento do consumo de medicamentos e disruptores endócrinos, desequilíbrio do consumo de ácidos graxos em que preconizam o uso de óleos vegetais nocivos e produtos com gorduras trans. Podíamos pensar também sobre o ambiente tóxico que as pessoas vivem, relacionamentos sofridos conjugais, fraternais ou sociais, pensamentos negativos e a falta de motivação e inspiração para algo novo. Isso faz com que o homem se torne cada vez mais inflamado e desregulado nutricionalmente.
Pensando no sistema endocanabinoide, ele interfere no colesterol?
Sim! O desequilíbrio do sistema endocanabinoide de alguma forma está envolvido na síndrome metabólica e consequentemente a elevação do colesterol e suas consequências mórbidas.
E como o óleo de Cânhamo pode ajudar a reduzir o colesterol?
Existem ensaios clínicos atualmente demonstrando benefícios relacionados ao consumo de óleo de cânhamo e do canabidiol. No estudo publicado no Jornal Europeu de Nutrição em 2006, foi observado que a suplementação diária durante 4 semanas de 30 mL de óleo de semente de cânhamo foi capaz de reduzir o nível plasmático total de triglicérides e induzir mudanças significativas na composição dos ésteres de colesterol. Mas algumas pesquisas também mostram evidências discordantes, então para esse tipo de indicação substituir o medicamento convencional ainda leva tempo e estudos, com riscos de não acontecer devido à medicina convencional estar atrelada ao uso de alopáticos.